Uma Crônica de Segunda #11

segunda-feira, 5 de março de 2012 | Published in | 0 comentários

Acredito que as cidades têm personalidades, assim como a maioria das pessoas. E as personalidades de cada cidade se refletem na relação intima que cada um possui com o lugar que mora.
Brasília é o melhor exemplo disso. Brasília é uma amante ciumenta e cruel, que te maltrata, te traí e te faz passar raiva e tempo todo, mas basta uma única pessoa falar mal dela para que você vá correndo defendê-la com todas as suas forças. Você adora criticá-la, mas ao sair de perto dela começa a falar sobre ela com o maior orgulho que sua voz consegue impor.
Brasília é seca, e quanto mais você diz que quer se ver livre dela, mais ela te agarra e te puxa para viver aqui. Os que nascem aqui se recusam a deixá-la, os que vieram para ela não tem vontade de voltar para o lugar de onde vieram. Mas enquanto aqui estiverem vivendo, as reclamações sobre dificuldades e críticas a cidade imperam e qualquer conversa que se tenha.
Durante muito tempo, tive minhas birras com essa cidade. Queria deixá-la, e por mais que tentasse ir para outro lugar, mais Brasília me prendia em seus longos braços que permeiam qualquer lugar desse país. Mas o tempo passa, sempre passa, e com o tempo vi que toda a minha raiva pela cidade era apenas a forma que melhor demonstrava meu amor por ela e aos poucos minhas birras são deixadas de lado e passo a admitir que gosto desse lugar. E ao admitir que a amo, talvez assim ela me deixe partir, pois sabe que sempre irei voltar.