Uma Crônica de Segunda #9

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012 | Published in | 0 comentários

Se eu posso dizer que algum dia um disco mudou a minha vida, sem a menor sombra de dúvida esse disco foi “A Besteira é a Base da Sabedoria” do cantor brega Falcão. É o terceiro disco da carreira dele, lançado em 1995, e é um disco que sem ele eu jamais seria a pessoa que eu sou hoje em dia.
Vou explicar melhor. É inegável a influência da música na vida de uma pessoa, e os gostos musicais de alguém dizem muito sobre esse alguém.
Nos idos dos anos 90, meus pais gostavam de viajar para a praia, e devido a crises econômicas constantes na história recente do Brasil, costumávamos viajar de carro. Passagens de avião eram absurdamente caras na época. Essas viagens implicavam 2 ou 3 dias pelo interior do Brasil, fechado num carro, até chegar em alguma capital do nordeste e assim conseguir um pouco de praia, sol e descanso. Para agüentar uma viagem longa dessas, só a base de muita música no carro, e devido aos gostos musicais do meu pai, Falcão era uma presença constante.
E ouvindo esse disco do Falcão (um lançamento na época) eu me deparo com uma música chamada “Se eu morrer sem gozar do seu amor, minha alma lhe persegue de pau duro”, que tinha uma estrofe que dizia:
Quem em frente à sua casa tinha um poste,
Você gostava de um tal de Renato Russo
- e eu de xote
            Nessa hora perguntei para minha mãe: “Quem é esse Renato Russo?” Ela me respondeu que me daria um disco dele quando voltássemos de viagem. E foi assim que eu ganhei o disco Quatro Estações da Legião Urbana.
            Eu ouvi esse disco quase até destruí-lo. Passei a economizar todo dinheiro que tinha para comprar outros discos da Legião. Depois só Legião não bastava, passei a ouvir as bandas de Brasília da época: Capital Inicial, Plebe Rude, Escola de Escândalos, bandas difíceis de se ouvir numa época sem mp3 e downloads.
            Corria atrás de entrevistas antigas do Renato Russo, e tudo que ele falava que tinha sido sua influência eu comecei a procurar para ouvir: Sex Pistols, The Clash, The Smiths, até mesmo Led e outras bandas de rock clássico comecei a ouvir por conta de indicações do Renato Russo. E a partir daí minha vida nunca mais foi a mesma e eu virei um escravo do meu gosto musical.
            Nunca mais deixei o rock de lado, e só ampliei o que eu já ouvia. E tudo isso por conta de uma música do Falcão. Um brinde a esse cantor brega.