Uma Crônica de Segunda #8

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012 | Published in | 0 comentários

Todo começo de ano é a mesma coisa. É sempre a mesma conversa sobre tempo de renovação, de novas esperanças, de começar de novo... O problema é que toda essa conversa sobre renovação se mostra meio vazia, afinal de contas a contagem de tempo é importante apenas para nós, humanos.
Pensemos bem, foi ano novo apenas para 1/3 do mundo. Existe toda uma gama de pessoas que não foram afetadas por todas as festividades pelas quais passamos. Além disso, somos apenas uma única espécie que habita esse planeta, e para todas as outras o ano novo é apenas mais um dia. O ano novo foi (e continua sendo) apenas uma marca num papel, num calendário, um dia arbitrário criado por uma pessoa a muito tempo atrás e, como já dito, atinge apenas 1/3 da humanidade.
Então porque se importar tanto com essa data? A resposta é simples: necessidade de renovação. Como humanos temos necessidade de renovar nossas vidas de vez em quando, mesmo que essa renovação seja apenas uma vã esperança que jamais possa ser cumprida. Um ano novo é uma data arbitrária que serve apenas para a nossa necessidade de nos renovar, e seja qual ano novo estejamos comemorando, o desejo de mudar, de fazer algo novo é inerente.
Essa é a importância da data, uma comemoração que serve apenas para trazer esperança de tempos melhores. Uma esperança tênue e frágil, mas que faz com que muitos ainda consigam sentir forças para seguir em frente. Todos precisamos de esperança de vez em quando.