Uma Crônica de Segunda #6

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011 | Published in | 0 comentários

Recentemente resolvi fazer algo que tinha um certo tempo que não fazia: ouvir Engenheiros do Hawaii. E ouvindo novamente algumas músicas que tinha tempo que não ouvia, pude perceber algo assustador: Humberto Gessinger, vocalista e letrista da banda, é capaz de ver o futuro.
A prova de que ele pode prever o futuro fica mais evidente quando se ouve a música “Além dos Outdoors”. A música já começa com a seguinte estrofe:
No ar da nossa aldeia
Há rádio, cinema & televisão
Obviamente nesse trecho podemos ver que o assunto é internet. O rádio, cinema e televisão que chega pelo ar de nossa aldeia vem pela rede de computadores. Essa música foi escrita em 1987, e esse trecho se refere a algo que somente se popularizou muitos anos após o lançamento da música. Essa música continua com o mesmo tema:
No céu, além de nuvens
Há sexo, drogas & talk-shows
Esta é outra referência clara a internet, onde a pornografia cada vez mais é transmitida pela rede. Falando em rede, nessa mesma música tem um trecho que fala As aranhas não tecem suas teias/Por loucura ou por paixão, lembrando que teia em inglês é web, temos outra referência a internet feita mais de vinte anos antes da popularização da mesma.
No dia-a-dia da nossa aldeia
Há infelizes enfartados de informação
Esse é outro trecho, que faz referência a quantidade de informação contida na rede mundial de computadores e ao mal uso que os usuários fazem do excesso de informação.
O refrão da música também comprova a existência do dom da previsão de Humberto Gessinger:
Você sabe,
O que eu quero dizer não tá escrito nos outdoors
Por mais que a gente cante
O silêncio é sempre maior
Interpretando esse verso, temos que a informação não mais está visível nos outdoors, e a propagando é vista apenas na internet. Também faz referência as conversas feitas por troca de mensagens instantâneas, pois afirma que quanto mais se grita nessas conversas feitas pela rede, mais o silêncio ao redor mostra-se maior.
Dessa forma ficou evidente que Humberto Gessinger é capaz de prever o futuro. Isso explica porque Carlos Maltz, o baterista original, veio pra Brasília pra ser astrólogo.