Amigos

segunda-feira, 20 de julho de 2009 | Published in | 0 comentários

Aproveito o assim chamado "Dia do Amigo" para essa postagem.


_____________________________________________________________________________________ Lembro de uma noite regada a muito uísque onde eu ouvi uma história de um amigo meu. Esse amigo meu é tio de um outro grande amigo, e regularmente nos encontramos, os três, para algumas doses de uísque e uma noite de conversa de bêbado. Numa dessas conversas, esse “tio amigo” nos contou a história do seu casamento e do fim deste. O que mais chamava a atenção era que ele falava que somente havia se casado porque todos os outros amigos estavam casados, com filhos pequenos e não mais se encontravam para tomar cerveja ou coisas assim, ele encontrava com os amigos em festas de criança e tomando refrigerante. No fim das contas ele dizia que somente havia se casado pra poder continuar a ter coisas em comum com os amigos.

Quando ele terminou de contar essa história, eu fiquei pensando que isso era um motivo pra lá de idiota pra um casamento. Passei uma semana pensando nisso e, indignado, não conseguia entender porque alguém se casava por motivo tão fútil, e ficava pensando... Enfim, não conseguia entender os motivos dele ter se casado e a idiotice do ato em si.

Não conseguia entender mesmo, até este fim de semana que se passou. Fui convidado para um chá de fraldas de uma amiga minha e um grupo de amigos que se conhecem a mais de 10 anos se reuniu. Todos, mas todos mesmo, estavam casados ou com namoros estáveis de vários anos. Confesso que eu me senti completamente deslocado no meio deles, todos falavam sobre assuntos relacionados a vida à dois, a terem filhos ou sobre como estavam com os filhos pequenos. Eu via no jeito deles de agir que até mesmo o comportamento mudava, pareciam preferir ficar correndo atrás das crianças do que conversar, e qualquer um deles que passava muito tempo longe da companheira, imediatamente era chamado de volta pra perto dela e assim se encerrava os papos puramente masculinos que antes teriam durado horas.

Eu acabei indo embora mais cedo e enquanto dirigia de volta pra casa, pude perceber os motivos que fizeram o “tio amigo” se casar. Depois desse chá de fralda, os motivos dele não mais pareciam tão idiotas assim. Eu provavelmente acabaria fazendo a mesma merda se não tivesse ouvido a história antes, e é triste constatar que o tempo passa e que os objetivos seus e de seus amigos se divergem.